Na passada semana, entre os dias 25 e 30 de março, professores e alguns alunos do 12ºB e 10ºB embarcaram numa viagem até ao Geoparque Villuercas-Ibores-Jara, em Cáceres, no âmbito do projeto Erasmus+ “Approaching sustainable development through geoparks”. O projeto tem como objetivo divulgar, através de diversas atividades, as práticas de vários geoparques europeus na preservação do seu património geológico, biológico, cultural e histórico, bem como do seu impacto nas comunidades envolventes.
No primeiro dia de viagem os alunos partiram de Portugal em direção a Castelo Branco, onde visitaram o Parque do Barrocal e observaram as rochas e a vegetação características da zona. De seguida, partiram para Cáceres, onde, no segundo dia, fizeram uma visita ao centro histórico, cidade medieval, que faz parte do património da humanidade (UNESCO), vendo monumentos como o Museu provincial de Cáceres, a Igreja San Francisco Xavier, a Plaza Mayor, a Catedral de Santa Maria, o Palácio dos Golfines de Abajo e Igreja de Santiago, indo depois para Guadalupe.
No terceiro e quarto dias, fizeram uma visita ao Geocentro, foram ao centro de interpretação do Geoparque Villuercas, visitaram o Mosteiro de Guadalupe e foram a geossítios, tais como, o Pico Villuercas, a Peña Amarilla, o Desfiladero Ruecas, onde puderam observar pinturas rupestres e, por fim, Cabañas del Castillo. Oo rumo a Toledo, onde passaram o quinto dia.
Em Toledo, durante a manhã, fizeram uma visita guiada para conhecerem monumentos como a Igreja de San Ildefonso, a Igreja de San Román, onde está inserido o Museu dos Concílios e da Cultura Visigoda, o Convento de San Clemente e o Palácio de Fuensalida. Na parte da tarde, visitaram o Museu El Greco, a biblioteca de Castilla-La Mancha, e observaram a esplendorosa cidade de Toledo do Mirador Del Valle. O resto da tarde foi para deambular pela cidade à procura dos melhores recuerdos.
No sexto e último dia, já de regresso a casa conheceram Mérida e visitam o circo romano, onde puderam observar a presença da civilização romana, como o teatro e anfiteatro romanos.
Foram dias emocionantes de muita alegria, descoberta e aprendizagem em contexto.
No âmbito do projeto Erasmus- "Approaching sustainable development through Geoparks" os alunos envolvidos convidam toda a comunidade escolar a participar no Concurso de enfeites de Natal que tem como objetivo a promoção de hábitos sustentáveis nesta quadra festiva. Consulte aqui o regulamento do concurso e participe! 🎄🎄🎄