CENTRO TECNOLÓGICO ESPECIALIZADO (CTE) NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA INDUSTRIAL VAI FUNCIONAR NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. ANTÓNIO TAIPA.
A candidatura ao Centro Tecnológico Especializado Industrial, apresentada pelo nosso Agrupamento, está APROVADA!
Trata-se de um significativo investimento financeiro, no valor de 1 645 931,58 €, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Será uma extraordinária oportunidade de investimento na modernização de infraestruturas e na inovação pedagógica e tecnológica do ensino e formação profissional no Agrupamento e uma mais valia para todo o concelho e região.
No Centro Tecnológico Especializados (CTE) na Área de Especialização Tecnológica Industrial que será instalado na Escola Secundária D. António Taipa irá abranger os cursos profissionais de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e de Técnico de Mecatrónica.
Serão equipados, com novos e atuais equipamentos, sete espaços de formação e um de investigação quer para alunos quer para os docentes associados ao CTE.
Os oito ambientes de formação serão divididos pelas várias temáticas de ambos os cursos da seguinte maneira:
• Laboratório de Mecatrónica, Eletropneumática e Instalações Elétricas/ITED;
• Laboratório de Automação e Robótica Industrial;
• Laboratório de Tecnologia CNC, Desenho 2D/3D;
• Laboratório de Eletrónica Analógica;
• Laboratório de Eletrónica Digital;
• Laboratório de Computadores, Hardware e Redes;
• Laboratório de Computadores, Software e Programação;
• Laboratório de investigação e de planificação de atividades e academia de robótica.
Estes novos espaços equipados com novos equipamentos vão permitir diminuir significativamente o desperdício de tempo de aprendizagem garantindo-se assim, um ambiente de aprendizagem estável e mais profícuo. Mais e melhores recursos irão, consequentemente, melhorar a qualidade e a motivação dos estudantes, permitindo a realização de projetos mais complexos e desafiadores. Pretende-se melhorar significativamente a qualidade de ensino, apostando no desenvolvimento de capacidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho colaborativo.
Com equipamentos avançados tecnologicamente, como o Kits de Didáticos Modulares de Indústria 4.0 ETS ou braços robóticos, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma simulação de linha de produção que se assemelha às condições reais do mercado de trabalho. Isso permitirá ganhar experiência prática valiosa e familiarizem-se com os processos e as tecnologias utilizados na indústria.
O projeto estará em fase de implementação e execução em 2024/2025.