Menu

Menu

No dia 10 de fevereiro, foi realizada uma visita de estudo com a turma do 10.º H (Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores) ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e à Estação de Radar n.º 2, em Paços de Ferreira, no âmbito da componente técnica do curso e da disciplina de Física e Química.

No aeroporto, os alunos tiveram a oportunidade de visitar toda a área de controlo elétrico e de automação das infraestruturas, ficando a conhecer os sistemas responsáveis pelo funcionamento global do aeroporto. Durante a visita, foram abordados aspetos relacionados com a gestão e supervisão das instalações elétricas, sistemas de energia, quadros de distribuição, bem como os mecanismos de automação que asseguram a operacionalidade, a segurança e a eficiência dos diversos serviços aeroportuários, estabelecendo ligação direta com os conteúdos lecionados em contexto de sala de aula.

Posteriormente, na Estação de Radar n.º 2, os alunos conheceram o papel fundamental desta infraestrutura na monitorização e controlo do espaço aéreo. Foram explorados temas como os princípios físicos associados ao funcionamento do radar, os sistemas de deteção e vigilância, os equipamentos tecnológicos utilizados e a importância destes sistemas para a coordenação e segurança do tráfego aéreo.

 

Nos dias 20 e 21 de janeiro, os alunos participaram em duas sessões essenciais:
- Suportes Básicos de Vida (com a presença do 12.º ano Profissional de Saúde)
- Primeiros Socorros
Foram momentos de aprendizagem prática, partilha e desenvolvimento de competências fundamentais para agir em situações de emergência.
💪 Aprender a salvar vidas também faz parte da formação!
 
   

No passado dia 20 de novembro as turmas do 11.º ano e 12.º ano dos cursos profissionais de técnico de mecatrónica e de eletrónica, automação e computadores visitaram a Lipor I, a Unidade de embalagens "Calheiros" e a feira Elétrica na Exponor.

Na Lipor I, em Baguim do Monte, forram realizados os circuitos "Unidade Triagem Automática de Embalagens" e "Preparar para Reciclar".  

No circuito "Preparar para reciclar"  foi dado a conhecer o caminho dos resíduos, depois de serem entregues para reciclagem, até serem encaminhados para a indústria recicladora.

Na  Unidade Triagem Automática de Embalagens foi possível visualizar "um conjunto de ferramentas para a obtenção do balanço de massas em tempo real, a possibilidade de controlar remotamente a instalação, um sistema de enfardamento 100% automático e sistemas óticos dedicados ao controlo de qualidade com a capacidade de reconhecer embalagens através de inteligência artificial". Foi assim possível uma real sensibilização para a importância de ter uma atitude proativa do que diz respeito à reciclagem.

Na visita à unidade industrial "embalagens Calheiros" foi possível ter contacto com todo o processo industrial de conceção de embalagens.

Já na visita à feira Elétrica os alunos tiveram contacto com as várias inovações e soluções tecnológicas ao nível de diversas empresas no ramo elétrico e de automação.

 

No dia de hoje, vinte e três de maio, os alunos (10.º e 11.º anos) dos Cursos Profissionais de técnico de Mecatrónica e de Eletrónica, Automação e Computadores realizaram uma enriquecedora visita de estudo, com o objetivo de explorar o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) e a Feira da Indústria 4.0- 5.0, realizada na Exponor.

No CATIM, uma entidade de referência no apoio tecnológico e inovação para a indústria metalomecânica, fomos recebidos calorosamente pelo engenheiro Luís Rocha, que nos proporcionou uma visão abrangente das suas atividades. A visita incluiu uma apresentação sobre os serviços oferecidos pelo CATIM, como consultoria técnica, ensaios laboratoriais, formação e certificação. Foi proposta uma atividade com robô K-one onde os alunos tiveram contacto com a sua divertida programação.

Na Exponor, estava a decorrer a "360 Tech Industry" – Feira da indústria 4.0/5.0: Robótica, Automação, Compósitos, Moldes, Subcontratação e Manutenção Industrial. Este evento reúniu empresas e especialistas em tecnologias avançadas, apresentando as últimas inovações em automação, robótica, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e outros componentes essenciais da quarta revolução industrial.

A feira estava repleta de stands interativos, onde os alunos puderam experimentar as novas tecnologias e assistir a demonstrações ao vivo. Destacaram-se as apresentações de robôs colaborativos (cobots), sistemas de realidade aumentada para manutenção industrial e soluções aplicadas à otimização de processos produtivos.

Ao retornar a Freamunde, os alunos trouxeram consigo um conhecimento mais profundo e uma maior motivação para continuarem os seus cursos, no próximo ano letivo.

Esta visita não teria sido possível sem o empenho de todos os participantes e o apoio das entidades visitadas, que se mostraram extremamente acolhedoras e dispostas a compartilhar os seus conhecimentos. A expetativa é que novas visitas como esta venham a ser organizadas, ampliando ainda mais os horizontes dos nossos alunos.

 

   
 

 

 

Acesso para Encarregados de Educação

Visitas da página

1664423
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Total
1701
1291
10231
1643026
33304
44761
1664423
O seu IP é: 216.73.216.157
Sat, 21 Feb 2026 20:09:37 +0000

     

 

 

 

 

Entrada

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com