Menu

Menu

Ao longo do ano letivo o projeto FITescola® permitiu a aplicação da bateria de testes, bem como da recolha e construção da base de dados escolares relativas à aptidão física dos nossos alunos, e ainda da identificação da situações problema.

Estas são as principais conclusões: Cerca de 1/3 dos nossos alunos continua a apresentar um IMC fora da zona saudável. Apesar da melhoria registada entre momentos (melhoria de 2 pontos percentuais (p.p.)), verifica-se a existência de + 10 p.p. de alunos fora da zona saudável quando comparados com a média nacional. Cerca de 1/3 dos nossos alunos apresenta uma aptidão aeróbia fora da zona saudável. Apesar da melhoria registada entre momentos (melhoria de 2 p.p.), observa-se que temos +8 p.p. de alunos dentro da categoria “Precisa Melhorar”, quando comparados com a média nacional. 90% dos nossos alunos apresenta a força média (abdominais) dentro da zona saudável. Apesar da melhoria registada entre momentos (melhoria de 1 p.p.), constata-se que ainda estamos 6 p.p. abaixo da média nacional. Não obstante, é neste teste que temos um maior número de alunos no perfil atlético (PA) (41%). A força superior (flexões) foi a par da flexibilidade de ombros, o teste com um maior incremento entre momentos (aumento de 5 p.p.). Estamos claramente acima da média nacional com uma diferença de 25 p.p. A força inferior (impulsão horizontal) apresentou uma melhoria de 2 p.p. entre momentos e consequentemente um incremento de uma diferença positiva de 4 p.p. quando comparados com a média nacional. Ainda assim, continua a ser o teste com o menor número de alunos na zona do PA (12%). A velocidade apresentou uma melhoria de 1 p.p. entre momentos e é o teste com a maior diferença com a média nacional (+ 27 p.p.). A flexibilidade de MI apresentou uma melhoria de 2 p.p. entre momentos e passa a ter uma diferença positiva de 18 p.p. quando comparada com a média nacional. Ainda assim, 387 dos nossos alunos (43%) apresenta-se fora da zona saudável. É claramente o teste com piores prestações dos nossos alunos. A flexibilidade de ombros apresentou uma das maiores evoluções entre momentos (melhoria de 5 p.p.). Ainda assim, estes resultados quando comparados com a média nacional são inferiores na ordem dos 6 p.p.  

Em termos globais, os alunos da nossa escola apresentam-se na zona saudável nos testes realizados sendo que esta expressão é superior nos testes de abdominais, impulsão horizontal, flexibilidade de ombros, flexões e velocidade 20 m. Ainda assim esta expressão no caso dos testes de abdominais e flexibilidade de ombros é inferior quando comparada com a média nacional.

 

 

Visitas da página

1068317
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Total
724
980
1704
1059632
2525
34791
1068317
O seu IP é: 52.15.136.223
Tue, 03 Dec 2024 17:35:44 +0000

 

Entrada

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com