Ao longo do ano letivo o projeto PRÉFITescola permitiu a aplicação da bateria de testes, bem como da recolha e construção da base de dados escolares relativas à aptidão física e competência motoras dos alunos do 1º ciclo do agrupamento.
Foram avaliados 382 alunos pertencentes às escolas do 1º ciclo do Agrupamento sendo 228 da EB Freamunde, 79 da EB Figueiró e 75 da EB Raimonda.Cerca de 1/3 dos nossos alunos apresenta-se fora da categoria nutricional “normal”, sendo que 15% estão na categoria “magreza”, 11% na categoria “excesso de peso” e 5% na categoria “obesidade”. Houve uma melhoria de todas as categorias nutricionais comparativamente ao 1º momento e à média nacional, à exceção da magreza que subiu substancialmente. O teste de vaivém foi o 2º teste com um maior incremento entre momentos (aumento de 26 p.p.). Os resultados do teste de vaivém estão em linha com a média nacional. O teste de impulsão horizontal apresentou uma melhoria de 2 p.p. entre momentos e uma melhoria de 16 p.p. acima da média nacional. O teste de agilidade foi o 3º teste com um maior incremento entre momentos (melhoria de 22 p.p.). Este teste encontra-se 10 p.p. acima da média nacional. O teste de saltos laterais é claramente o melhor teste com melhorias de 12 p.p. face ao 1º momento e melhorias de 9 p.p. face à média nacional. O teste de transferências laterais foi o teste com um maior incremento entre momentos (aumentos de 32 p.p.) Não obstante, estes resultados estão 3 p.p. abaixo da média nacional.
Em termos globais, os alunos da nossa escola apresentam-se acima do percentil 50 nos testes realizados sendo que esta expressão é superior nos testes de saltos laterais, transferências laterais e impulsão horizontal. Ainda assim esta expressão no caso dos testes das transferências laterais é inferior quando comparada com a média nacional.